História

 

A modalidade de braço teve a sua primeira inclusão oficial como pratica esportiva na Confederação Brasileira de Culturismo em 1977, entidade que administrativa 3 modalidades. Fisiculturismo, Levantamento Básico de Potencia e Luta de Braço, onde foi administrador por esta entidade até 1987, partindo deste ano surgiu um movimento para que cada um destas 3 modalidades criasse sua própria entidade de administração, esta tentativa era necessária, pois uma entidade eclética como a do Culturismo tinha muitas dificuldades em administrar e ter recursos para 3 modalidades distintas.

 

Foi então, que neste ano foi fundado a Federação Paulista de Luta de Braço (Primeira Fundação de Luta de Braço), fundada em 1987 na cidade de Campinas por iniciativa do Sr. Nivaldo Felix Cerqueira, Lazaro Washington de Oliveira, Sr. Humberto Panzetti e Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, Federação esta que coordenou a modalidade ate 1994 e somente 27 de Agosto de 1994 foi fundada a Confederação Brasileira Luta de Braço (C.B.L.B.), graças a Lei “Zico” A C.B.L.B. foi fundada na cidade de Indaiatuba pelos Senhores Humberto Panzatti, Nivaldo Felix Cerqueira, Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, Lazaro Washington de Oliveira e Gilberto Felix de Cerqueira, gurpo este que formou a primeira diretoria da C.B.L.B.

 

A F.P.L.B. após Sr. Nivaldo Felix Cerqueira seguiu com os seguintes presidentes: – 1994 a 1997 Presidente Sr. Roberto Pareja – 1998 a 2002 Presidente Sr. Andre de Castro Silva – 2003 a 2009 Presidente Sr. Ariovaldo Forti (in memorin)
Em 2010 a Federação passou a presidida por Marcio Moreira, hoje a federação Paulista de Luta de Braço possui campeões mundiais em todas as categorias. A F.P.L.B. se torna a entidade mais forte depois da CBLB, por ser a 1° fundada em nosso pais e por ter o maior números de atletas ativos.

 

A entidade que mais realiza eventos de expressão em todo ano, pelo 1° campeonato que é o Estreante Paulista de Luta de Braço, que dá um grande incentivo para o atleta ingressar nessa modalidade, campeonato paulista de Juniores, Campeonato Paulista Interclubes, que é seletiva para o Brasileiro de Seleções, alem de outros como campeonato extras oficiais e amadores.

Fundadores e Presidente da FPLB:

  • Nivaldo Felix Cerqueira
  • Roberto Pareja
  • André Luis de Castro Silva
  • Ariovaldo Forti
  • Marcio Moreira